quinta-feira, 5 de julho de 2012

O Socialismo

Quando falamos de socialismo, muita gente associa a ideia do socialismo com o que já aconteceu anteriormente no século XX,  União Soviética (atual Rússia), China, Cuba, e Alemanha Oriental.

O socialismo tem como ideia principal a igualdade social onde todos tem quase a mesma renda e qualidade de vida, o que seria impossível no sistema atual de capitalismo, onde há um pensamento mais cada um por si, gerando desigualdade.

O socialismo não é repressão, mas sim um sistema em que o objetivo é atingir a igualdade, para que todos tenham um modo de vida mais justo, todos teriam que trabalhar para ter sua renda sim, mas na teoria teria menos desemprego, ou quase nulo, menos pobreza e miséria, e muitos outros problemas sociais que temos hoje devido a desigualdade social.

Talvez se houvesse um capitalismo onde as pessoas tivessem condições de vida parecida, seria algo realmente perfeito, mas isso é uma ilusão, porque na prática o que acontece é uma pessoa se sobrepondo sobre outras e tendo lucro sobre elas, pois as pessoas sozinhas não conseguem ser justas.

Para piorar ainda mais, vemos que diversos países como o Brasil tem uma política extremamente corrupta e ineficiente, que acaba deixando de fazer muitas melhorias que seriam possíveis nas áreas de educação, saúde, enfim, para termos melhores condições de vida.

O socialismo não morreu, ele é um modo de termos um mundo justo. Além disso, não existe capitalismo sustentável, pois a sustentabilidade espera que usemos nossos recursos com moderação e de forma controlada, o que em nada combina com o consumismo, e o ciclo de compra e desperdício. Se você pensa em um mundo sustentável daqui pra frente, precisa pensar em algo que não o atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário